Uma chuva forte, sem previsão, acometeu mais uma vez o município de Iconha, dia 30/7. Em 10 horas, o pluviômetro marcou 175 milímetros de chuva que alagou bairros, comércios e os pontos mais baixos da cidade e localidades ao redor do centro. Assim, algumas solicitações chegaram até a Prefeitura Municipal, a respeito do sistema de drenagem das ruas e o assoreamento do rio que corta a cidade, por isso, esclarecemos:
1- O sistema de drenagem da cidade, logo após a enchente de janeiro, passou por manutenção, em parceria com o Governo do Estado, conforme matéria veiculada no site da prefeitura no início de maio. Todavia, o mesmo não foi suficiente para drenar todo o volume de água que caiu sobre a cidade;
2- Quanto ao assoreamento do rio, a Prefeitura fez uma solicitação ao Governo do Estado logo após a enchente de janeiro, para o desassorear. Hoje, esse pedido foi reiterado através do Ofício nº 423/2020, apresentando a demanda, tendo em vista que o município não possui recursos para realizar a ação que gira em torno de quase 1 milhão de reais. São vários quilômetros de área assoreada que precisam passar pelo processo. Ainda assim, o Município já providenciou a regularização ambiental para realização do serviço que muito beneficiará a população Iconhense.
As enchentes do mês de janeiro e de março assolaram muitas estruturas do município de Iconha. Já estamos há 6 meses reconstruindo o município em meio a pandemia, e assim seguiremos cuidando e fazendo o que pudermos fazer para atender à população. Em meio a esse processo, precisamos seguir a legislação, a burocracia, que fazem parte do planejamento de reconstrução. Ainda assim, sofremos com receita, o que recebemos de recursos não é o suficiente para garantirmos um processo de reconstrução como desejaríamos, por isso, estamos cotidianamente buscando o Governo Federal, Governo do Estado para ajudar Iconha a se reerguer. Estamos com um plano de trabalho junto ao Governo Federal no valor de 5 milhões para reconstrução, mas esse recurso ainda não chegou. O processo segue em análise, os projetos estão sendo apresentados e ajustados.
Contamos com a compreensão dos Iconhenses e nos colocamos ao lado de todos que exercem a democracia com consciência e respeito. Juntos, somente juntos, seremos capazes de reconstruir nosso município.