O procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), Dr. Francisco Martínez Berdeal, foi agraciado com a Comenda Vasco Fernandes Coutinho, a mais alta honraria concedida pelo município de Vila Velha. A homenagem foi entregue durante uma sessão solene da Câmara Municipal, realizada na noite desta quarta-feira (21), em comemoração aos 490 anos de fundação de Vila Velha e à Colonização do Solo Espírito-Santense, celebrada oficialmente nesta sexta-feira (23).
A solenidade aconteceu no auditório da Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo (EAMES) e reuniu diversas autoridades civis, militares e representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Ao todo, foram homenageadas 113 personalidades com medalhas de honra ao mérito e títulos de cidadania.
Entre os presentes, destacaram-se o presidente da Câmara de Vila Velha, vereador Osvaldo Maturano, os 19 vereadores do município, o prefeito Arnaldinho Borgo, o vice-prefeito Cael Linhalis, o comandante da EAMES, capitão de fragata Ricardo Russio Carvalhaes, o comandante do 38º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, coronel Thiago Garcia Pereira, e a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Espírito Santo (OAB-ES), Erica Neves, entre outras autoridades.
Durante a cerimônia, o presidente da Câmara destacou o mérito da condecoração concedida ao procurador-geral:
“Dr. Francisco, o senhor não recebe esta comenda por acaso. Trata-se de um justo reconhecimento pelo seu trabalho. O senhor contribuiu de forma decisiva para o desenvolvimento de Vila Velha, ajudando a solucionar um impasse histórico envolvendo o nosso Plano Diretor Municipal (PDM). Em vez de promover um novo embate judicial, o senhor optou pela conciliação, promovendo o diálogo entre as instituições. Isso resultou em segurança jurídica e estabilidade para a cidade. A entrega da Comenda Vasco Fernandes Coutinho ao senhor é motivo de orgulho para todos nós”, afirmou Maturano.
O prefeito Arnaldinho Borgo também ressaltou a relevância da atuação do homenageado para o crescimento do município:
“O presidente Maturano foi preciso: essa comenda é fruto de meritocracia. Dr. Francisco foi essencial para que Vila Velha superasse um período de estagnação. Sua condução técnica e comprometida, em parceria com a Câmara, especialmente com o vereador Rogério Cardoso, que intermediou o diálogo com o MPES, permitiu destravar o Plano Diretor Municipal. Esse avanço tem impacto direto no desenvolvimento econômico de Vila Velha, que hoje desponta como a maior potência do Espírito Santo”, afirmou o prefeito.
Visivelmente emocionado, Dr. Francisco Berdeal agradeceu pela homenagem e destacou a importância da colaboração institucional:
“Essa honraria ficará marcada para sempre na minha alma e no meu coração, especialmente por ser concedida às vésperas do aniversário do Espírito Santo. Foi uma construção coletiva, fruto da parceria entre o Ministério Público, o Legislativo, o Executivo, o Judiciário e, sobretudo, a sociedade. O novo PDM proporcionou segurança jurídica e estabilidade administrativa para Vila Velha. Receber esta comenda é uma honra imensurável. Muito obrigado a todos desta cidade extraordinária”, declarou.
Sobre o homenageado
Francisco Martínez Berdeal é o atual procurador-geral de Justiça e promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES). Ocupa também a vice-presidência do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça para a Região Sudeste e é presidente do Grupo Nacional de Coordenadores Eleitorais (GNACE).
Possui MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela FGV-MMurad, especializações em “Corrupção: Prevenção e Repressão ao Desvio de Recursos Públicos” pelo CERS e em “Direito Processual Civil” pela FDV. É mediador certificado pela ALGI Mediação|Mediaras e facilitador de círculos de paz e Justiça Restaurativa pelo Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES).
por Júnior Costa