O Encontro da Indústria 2025 celebrou e homenageou importantes nomes que contribuíram para o fortalecimento da indústria capixaba ao longo do último ano. O evento, que é realizado anualmente pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e pelo Centro da Indústria do Espírito Santo (Cindes), aconteceu nesta quinta-feira (22), em Vitória, e reuniu empresários, lideranças e autoridades políticas.
O anfitrião do evento e presidente da Findes, Paulo Baraona, enfatizou a importância de reconhecer e celebrar a contribuição dos homenageados para a indústria capixaba e nacional.
“Cada um dos nossos homenageados ajuda diariamente a construir o bom ambiente de negócios que temos no Estado. Hoje é dia de reconhecer o empenho dessas pessoas e de enaltecer a indústria, já que no próximo dia 25 de maio celebramos o Dia da Indústria, um setor fundamental para o desenvolvimento socioeconômico do país.”
Neste ano, quatro grandes personalidades foram condecoradas com as Medalhas do Mérito concedidas pela Findes e pela CNI: o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (Medalha da Ordem do Mérito Industrial CNI); o presidente do Sindipacel e diretor de Relações Corporativas e Licenciamento Ambiental da Suzano, André Brito (Medalha do Mérito Industrial Findes); a empresária e presidente do Sindicacau, Maíra Welerson (Medalha do Mérito Empreendedor); e o empresário e presidente do Sindimol, Vitor Guidini (Medalha do Mérito Sindical).
O secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, recebeu em nome do governador do ES, Renato Casagrande, a Medalha da Ordem do Mérito Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Também foi entregue o troféu Amigo da Indústria, que reconhece gestores e líderes que se empenham para o desenvolvimento e fortalecimento da indústria capixaba, ao diretor de Pelotização da Vale, Rodrigo Ruggiero.
Além dos presidentes de sindicatos que participaram do Encontro da Indústria e da vice-presidente do Cindes, Sandra Kwak, também estiveram presentes empresários, lideranças e autoridades políticas. O presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, Marcelo Santos, e a vice-prefeita de Vitória, Cris Samorini, também estiveram na entrega das medalhas. Ambos destacaram a importância do bom ambiente de negócios e da indústria para o desenvolvimento socioeconômico do Estado.
O evento foi patrocinado por: Suzano, ArcelorMittal, Sicoob, Vale, Samarco, Banestes, Bandes, Imetame, Sesi, Furtado Nemer, VLI e Garoto.
Confira o que disseram os homenageados ao receberem as homenagens
Troféu Amigo da Indústria
O Troféu Amigo da Indústria reconhece gestores e líderes que se empenham para o desenvolvimento e fortalecimento da indústria capixaba.
Rodrigo Ruggiero, diretor de Pelotização da Vale
Ruggiero é engenheiro mecânico formado pela Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos, e possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral, além de formações internacionais em Business Management e Shared Value. Sua jornada na Vale começou em 1998, e ocupa hoje o cargo de Diretor de Pelotização e Briquete da Vale, membro do Conselho de Administração da VLI, empresa da qual participou da fundação, e membro do movimento empresarial Espírito Santo em Ação e do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF-ES).
É uma honra receber um prêmio tão significativo como este, um prêmio que fala de trabalho e que vem de um estado que é o meu Estado, e de contribuir para a indústria do estado. Esse prêmio é resultado de tudo o que temos feito, e é muito gratificante. Vou cuidar muito desse troféu.
Medalha da Ordem do Mérito Industrial CNI
A Medalha da Ordem do Mérito Industrial CNI foi criada pela diretoria da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em 1958, para premiar personalidades e instituições nacionais e estrangeiras, que se tenham tornado dignas do reconhecimento ou da admiração da indústria brasileira.
O secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, recebeu em nome do governador do ES, Renato Casagrande, a Medalha da Ordem do Mérito Industrial da CNI.
Renato Casagrande, governador do ES
O homenageado deste ano é o atual governador do ES, Renato Casagrande. Formado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa e em Direito pela Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim. Iniciou sua carreira política como deputado estadual, passando por cargos como vice-governador, deputado federal e senador. Foi eleito governador do Espírito Santo em 2010, 2018, 2022 e 2024.
Em seus mandatos, destacou-se por investimentos em infraestrutura, programas sociais e ambientais como o Estado Presente e Reflorestar. Criou fundos inovadores com recursos do petróleo e enfrentou a pandemia com destaque nacional. Presidiu a Fundação João Mangabeira e é o primeiro presidente do Consórcio Brasil Verde. Representou o Brasil em conferências internacionais sobre mudanças climáticas (COPs 26 a 29).
Muito obrigado pela honraria. Muito importante receber esse prêmio. Quero reafirmar meu compromisso com uma política industrial forte. Não tem país, não tem Estado, que seja soberano sem uma política industrial forte, que de fato tenha investimento em inovação, em incentivos tributários, em ter uma capacidade de dialogar permanentemente com vocês [empresários].
Medalha do Mérito Industrial da Findes
A Medalha do Mérito Industrial da Findes foi criada, em 1970, com o objetivo de reconhecer e homenagear brasileiros ou estrangeiros que tenham colaborado de forma significativa para o desenvolvimento industrial do Espírito Santo.
André Britto, gerente executivo de Relações Corporativas da Suzano
Formado em Direito, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV, pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho pela UCAM. André Brito trabalha na Suzano há 25 anos e, hoje, exerce a função de gerente executivo de Relações Corporativas da empresa. Atualmente, também é presidente do Sindicato das Indústrias de Papel, Papelão, Cartonagem e Celulose do ES (Sindipacel). Também preside o Comitê Temático de Política Industrial e Tecnologia (Copin) da Findes, e ocupa a cadeira de conselheiro do Copin da CNI.
Falar de um prêmio como esse é algo que não conseguimos mensurar. A gente como indústria, como associados, ajuda as pessoas e trabalha em prol de todos. Somos nós que levamos desenvolvimento à grande parte do Brasil, que sustentamos esse país através da geração de emprego e do valor que gera. Contêm sempre comigo como alguém que está pronto para ajudar a indústria do Espírito Santo a ser um Estado cada vez mais forte.
Medalha do Mérito Empreendedor
A Medalha do Mérito Empreendedor da Findes foi criada em 2003. Ela tem o objetivo de reconhecer e homenagear empresários que se destacaram na implantação de indústrias no seu setor ou na inovação de processos, produtos, desenvolvimento para novos mercados em nosso Estado.
Maíra Chagas Welerson, sócia fundadora da Crilancha
Maíra Chagas Welerson é economista formada pela Ufes, com especializações em sistemas de qualidade, Green Belt e auditoria ISO 9001. Possui 16 anos de experiência em indústrias de diversos setores, com foco em processos, P&D e melhoria contínua. Iniciou sua trajetória de liderança ainda na universidade e atuou na Vale, onde consolidou sua vocação industrial.
Atualmente, preside o Sindicato da Indústria de Produtos de Cacau e Balas, Doces e Conservas Alimentícias do Estado do Espírito Santo (Sindicacau) e é vice-presidente do Conselho Temático de Política Industrial e Desenvolvimento Tecnológico da Findes (Copin). É sócia fundadora da Crilancha, marca de biscoitos sustentáveis voltados ao público infantil. Empreendedora há mais de 10 anos, alia inovação a propósito social. Participa de projetos socioambientais e acredita na indústria como agente de transformação.
Eu e a indústria nos encontramos pela primeira vez quando eu tinha 12 anos. A gente precisa fazer com que jovens queiram entrar na área de produção industrial e enxerguem isso como algo de valor. A indústria transforma. E ela transformou minha vida e vai transformar a de muitas outras pessoas.
Medalha do Mérito Sindical
A Medalha do Mérito Empreendedor da Findes foi criada em 2003. Ela tem o objetivo de reconhecer e homenagear empresários que se destacaram pela promoção e fortalecimento do associativismo patronal da indústria capixaba.
Vitor Guidini, empresário e presidente do Sindimol
Sócio proprietário da Cimol Móveis, empresa familiar onde já atua há 24 anos. Entrou no mundo do associativismo em 2018, quando fez parte da diretoria do presidente anterior do Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário de Linhares e Região Norte do ES (Sindimol), vindo a assumir a presidência da mesma instituição em agosto de 2023, com mandato até agosto de 2026. Em sua gestão, foram criadas diretorias no Sindimol para possibilitar uma gestão mais participativa e com atores de diferentes setores e empresas.
O Projeto Crescer na indústria é o principal projeto em andamento no sindicato, que visa estimular crianças a trabalharem futuramente no setor moveleiro. E para complementar, ainda na base do associativismo e cooperação, é um dos fundadores do Espírito HUB.
Esse prêmio é uma honra que divido com todos os empresários e empresárias que constroem junto com os sindicatos e a Federação. Esse reconhecimento não é apenas meu. Ele representa a força coletiva dos empresários, do emprenho da diretoria atual e legado dos presidentes do Sindimol. O associativismo é uma estratégia poderosa que ajuda no desenvolvimento. Por isso, ofereço esse troféu aos empresários que dedicam o seu tempo para uma indústria mais forte.