
“O Bandes faz a gestão dessa excepcional ideia, que é Fundesul, unindo os governos estadual e municipal para colocar de pé empreendimentos como este que inauguramos agora. Presidente Kennedy é o município capixaba que mais produz energia solar, mostrando que essa é mais uma vocação. Kennedy já é um grande produtor de petróleo e agora produz também energia renovável. Vale ressaltar que o Fundo opera com recursos de royalties do petróleo, que é um combustível fóssil e emissor de CO², para investir em energia limpa, financiando a necessária transição energética”, destacou Ricardo Ferraço.
“Este projeto representa um passo importante para o nosso município, trazendo energia limpa e renovável, fortalecendo a sustentabilidade e gerando oportunidades para a população. A parceria com o Bandes mostra que desenvolvimento econômico e preservação ambiental podem caminhar juntos, e nos enche de orgulho poder acompanhar de perto esse avanço para a nossa cidade”, afirmou o prefeito de Presidente Kennedy, Fábio Feliciano de Oliveira.
O diretor de Negócios do Bandes, Marcos Kneip, destacou a importância do negócio para a região. “A usina é a maior do Estado na geração de energia limpa, um marco que traduz a prioridade que o Espírito Santo e o Bandes dão às pautas ASG. Estamos diante de um exemplo claro de que desenvolvimento sustentável não é apenas possível, mas é o caminho mais promissor. Ao mesmo tempo em que reduz impactos ambientais, o projeto fortalece a economia, atrai investimentos e cria empregos. Assim, mostramos que progresso e sustentabilidade não são temas divergentes, e sim complementares”, reforçou.
As fazendas possuem a capacidade de abastecer, em média, nove mil residências
O modelo fotovoltaico garante um custo mais competitivo: o valor do quilowatt-hora pago pelos clientes é inferior ao praticado pelas distribuidoras convencionais. Além de promover economia imediata, os empreendimentos estimulam investimentos em energia limpa e oferecem potencial de retorno financeiro, fortalecendo a adesão à matriz renovável.
“É um modelo tão benéfico para o cliente final que, em alguns casos, gera até uma desconfiança. Nós entendemos que tudo é uma questão de conscientização e maturação do serviço. [O Estado de] Minas Gerais foi pioneiro ao oferecer esse tipo de serviço em larga escala e hoje já é visto com mais naturalidade e outros países também passaram por essa transição”, explicou o representante das duas fazendas solares, Victor Abikair.
Ainda de acordo com Victor Abikair, o apoio do Bandes, por meio de linhas do Fundesul Presidente Kennedy, faz toda a diferença para que os investimentos do tipo continuem acontecendo: “Todo o processo é muito claro e objetivo, mas também rigoroso, como precisa ser. Vale mencionar a constatação de que o banco vem se tornando cada vez mais importante para novos empreendimentos no Estado, um ponto de apoio que não se limita a linhas de créditos.”
A novidade, além de proporcionar valiosos ganhos ambientais, como uma menor emissão de gases e preservação de recursos naturais, simboliza o avanço da Economia Verde no Espírito Santo, ao unir preservação do meio ambiente, inovação e desenvolvimento econômico. Além disso, segundo o presidente do Bandes, Marcelo Saintive, os empreendimentos contribuem diretamente para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e refletem a missão do banco na sociedade capixaba.
Sobre o Fundesul Presidente Kennedy:
www.bandes.com.br/FundesulPK
Informações sobre linhas de financiamento:
www.bandes.com.br/credito
Texto: Mavi Sant’Anna/ Fonte: Bárbara Deps Bonato / Wilson Igreja Campos