Cerca de 1.900 alunos da rede municipal de ensino de Alfredo Chaves estão sendo beneficiados com uma alimentação escolar mais saudável, variada e saborosa, graças ao uso de produtos frescos da agricultura familiar local. Frutas, verduras, legumes, ovos e linguiça caseira fazem parte do cardápio servido diariamente nas escolas, tanto na sede quanto no interior do município.
A aquisição desses alimentos é feita por meio do edital de chamamento público, que garante o fornecimento direto dos agricultores familiares para as escolas. Quinzenalmente são entregues os produtos mencionados nas unidades da sede e na Secretaria Municipal de Educação, que se encarrega da distribuição para as escolas do campo. Ainda, as escolas recebem fubá, canjiquinha, banana e laranja.
Segundo a nutricionista da Secretaria de Educação, Cecília Peruzzo, os alunos recebem durante as refeições alimentos frescos e de alta qualidade, como alface, inhame, repolho, tomate, pepino, batata, couve, brócolis e cenoura, colhidos diretamente das lavouras locais. Esses produtos também são entregues quinzenalmente às escolas.
Compra de diversos outros alimentos
O cardápio semanal das escolas é planejado com antecedência e inclui ainda outros produtos comprados por meio de licitações, como carnes (frango e boi), arroz, feijão, macarrão, farinha, leite em pó, cacau em pó 100% e leite pasteurizado (para as creches), além de cortes como pernil suíno e patinho bovino, destinados às escolas em tempo integral. As refeições são balanceadas e elaboradas com acompanhamento técnico de duas nutricionistas, que garantem a qualidade nutricional dos alimentos servidos.
As unidades que funcionam em tempo integral oferecem três refeições diárias aos alunos, contribuindo para o desenvolvimento físico e cognitivo e promovendo um melhor rendimento escolar.
Além de proporcionar uma alimentação saudável, a iniciativa valoriza a agricultura familiar e fortalece a economia local, criando um ciclo virtuoso de desenvolvimento para o município.
“A iniciativa é parte do compromisso da Prefeitura de Alfredo Chaves em investir no bem-estar dos alunos, com atenção especial à merenda escolar como fator fundamental no processo de ensino e aprendizagem”, destaca a secretária de Educação, Sônia Klein.
por Dirceu Cetto | Foto: Secom PMAC