Celebrar a festa do santo apóstolo e padroeiro do Brasil, São José de Anchieta, em tempos de pandemia exige de nós respostas novas para um novo tempo. Por isso, o anúncio da Festa Nacional de São José de Anchieta é um convite para a experiência de levar Anchieta para dentro da sua casa por meio da programação religiosa e cultural que será online.
.
Neste ano, toda a programação da Festa Nacional de São José de Anchieta foi reconfigurada diante do novo cenário mundial e das exigências de segurança e saúde da comunidade científica e das autoridades sanitárias. De 30 de maio a 09 de junho, serão 11 dias de uma programação especial e acontecerão 7 transmissões diárias ao vivo durante os dias da novena que incluem momentos de oração, de história e de apresentação da obra de São José de Anchieta.
.
Nas lives das 9h será possível fazer um tour virtual pelo Santuário de Anchieta, a histórica igreja construída e inaugurada pelo próprio Anchieta no ano de 1590. Às 15h, aprofundar a leitura de importantes textos da literatura nacional escritos pelo Poeta da Virgem Maria, José de Anchieta, o primeiro dramaturgo, o primeiro gramático e o primeiro poeta do Brasil.
.
Os momentos de oração estão divididos em três horários: do amanhecer ao pôr do sol, para favorecer uma experiência oracional com São José de Anchieta e Nossa Senhora. Às 6h com a oração da manhã, ao meio dia será rezado o Angelus com o tocar dos sinos no campanário do Santuário, às 18h a oração do terço e a partir das 19h, a Missa e a Novena em preparação para a solenidade de São José de Anchieta, que será no dia 09 de junho, encerrando o evento.
São José de Anchieta vai ao encontro das famílias do município de Anchieta
No dia 31 de maio, domingo, a relíquia de São José de Anchieta sairá pelas ruas do município que leva seu nome e conserva seu Santuário. Uma forma de ir ao encontro daqueles que respeitam o isolamento social como um testemunho de amor ao próximo. Uma manifestação de proximidade e gratidão à acolhedora população desse município que neste ano sentirá a ausência dos peregrinos e reforçar a decisão de que cuidar do outro é um testemunho de amor à Jesus Cristo.
.