O auditório do Centro de Inteligência de Defesa Civil, em Vitória, foi palco de uma importante audiência pública voltada à construção do Centro Especializado em Resposta a Desastres (CERD) do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES). O evento, que aconteceu na última terça-feira (20), reuniu especialistas, representantes de órgãos públicos e da sociedade civil, com o objetivo de colher informações e esclarecer dúvidas a respeito da contratação da obra do Centro. A construção do CERD faz parte do Programa Águas e Paisagem II.
O coordenador da Unidade Gestora do Programa Águas e Paisagem II, Germano Felippe Wernersbach, disse que a audiência pública é necessária para promover a transparência, fomentar o diálogo com o mercado e com a sociedade. Ele também informou detalhes sobre o que se propõe para o futuro edital de contratação. “A contratação vai acontecer na modalidade design and building, na qual a empresa contratada fará o projeto e a obra. O lançamento está previsto para agosto de 2025 e serão considerados aspectos relacionados à proposta técnica e à financeira. Também poderão ser valorizados elementos como introdução de inovações compatíveis com o escopo, estratégias para fortalecimento da mão de obra local e ações voltadas à promoção da inclusão social”, disse.
O capitão bombeiro André Marinho de Godoy, comandante do CERD, detalhou a função e o funcionamento do Centro. “O CERD é uma equipe especializada, com equipamentos diferenciados, com efetivo extremamente selecionado. Opera com treinamentos constantes no atendimento de ocorrências diferenciadas e dando treinamento e capacitação contínuos à sua equipe por meio de treinamentos avançados”, afirmou.
O tenente coronel bombeiro Anderson Pimenta enalteceu a implementação das futuras instalações do CERD. “Quando foi construído o prédio do Cidec, que foi feito nos mesmos moldes, passamos a ter um local adequado para a gestão de desastres, mas ainda falta uma estrutura adequada para a resposta ao desastre. Esse é o principal objetivo da construção do CERD”, informou.
A subsecretária de Estado de Planejamento e Projetos, Andressa Pavão, também esteve no evento. Ela elogiou a iniciativa da realização da audiência pública e enalteceu as vantagens de se utilizar recursos do Banco Mundial para contratar a obra, principalmente em relação às taxas de juros atrativas e ao apoio técnico para implementação.
Centro Especializado em Resposta a Desastres
Em área de 84.000 metros quadrados, localizada no município da Serra, doada ao Estado pela Arcelor Mittal para este fim, a implantação do Centro Especializado de Resposta a Desastres (CERD) trata-se de um projeto que elevará a capacidade do Espírito Santo em atuar frente aos desastres e, somado com o Centro de Inteligência da Defesa Civil, colocará o estado do Espírito Santo em patamar diferenciado no Brasil quanto ao atendimento integrado dos cidadãos afetados por eventos climáticos extremos.
por: Paulo Sena / Cilio Netto / Ana Luíza Andrade