Em ano eleitoral é sempre assim, uma avalanche de pesquisas para medir o cenário surge com o objetivo de apontar quem está ou não na frente.
A verdade é que essa é uma questão bem polêmica porque nem todas as pesquisas são confiáveis. Além disso, alguns grupos políticos se baseiam na tese de que as pesquisas eleitorais podem influenciar no resultado final de uma eleição, e com essa crença partem atrás da manipulação de resultados. Essa é uma prática condenável pela lei e sujeita a sérias sanções.
Infelizmente existem caos de manipulação e , na maioria das vezes, por incrível que apareça é fácil identificar a fraude.
A primeira coisa a saber é se o instituto que está fazendo a pesquisa é conhecido no meio em que atua. Muitos Políticos, quando querem agir ilegalmente, buscam institutos de bem longe da cidade onde atuam.
Outra maneira de saber se o instituto merece ou não credibilidade é buscar onde está a sede de sua empresa. É uma empresa organizada? Possui sede própria? Tem funcionários ?
Importante saber também se o instituto trabalha nesse segmento o ano todo ou se surge apenas em época de eleição com o objetivo de “encher o bolso”.
Com as dicas acima fica mais fácil saber se uma pesquisa tem seus dados manipulados ou não.
A recomendação é sempre buscar o histórico do Instituto de pesquisa para saber se há seriedade ou não no trabalho executado..