O evento foi um momento para trocar de ideias e experiências sobre novas tendências inovadoras que deram certo e impulsionaram o crescimento da indústria
É possível melhorar o processo interno e aumentar a produtividade por meio das novas tecnologias. Foi com essa afirmativa que 15 indústrias capixabas compartilharam suas experiências para empresários, executivos e gestores durante o “Seminário Tecnológico: Soluções Inovadoras e Engenharia Embarcada”, que aconteceu nesta quarta-feira (20), na sede da Findes.
A tecnologia tem sido responsável pelas maiores transformações do mundo moderno e não é diferente na indústria. “Ao mesmo tempo em que ela gera desafios para a gestão das nossas empresas, também gera grandes oportunidades para melhorarmos processos, tornar os negócios mais produtivos e, assim, nos inserirmos em um mercado altamente competitivo, tecnológico e global”, ressaltou o vice-presidente da Findes Paulo Baraona.
O encontro, promovido pela Câmara Setorial das Indústrias de Base e Construção da Findes, contou com dois painéis: um voltado para Construção Civil Industrial e Infraestrutura e outro sobre Montagem Eletromecânica e Inovação.
Para o presidente da Câmara de Base, Antônio Falcão, o seminário possibilitou que empresários se espelhassem em casos de sucesso. “Ouvimos soluções de engenharia apresentadas que vão de encontro ao nosso objetivo, que é redução do prazo de execução e aumento da qualidade”, destacou.
A inovação é o pilar do desenvolvimento do Estado. “Nós, enquanto Federação das Indústrias do Espírito Santo, entendemos que a inovação tem que estar no centro das discussões produtivas e socioeconômicas. Estamos desempenhando um importante papel no fomento à inovação capixaba, investindo em iniciativas que estimulem a cultura da inovação entre as empresas, com o objetivo de torná-las mais competitivas e preparadas para o mercado”, concluiu Baraona.
Ao todo, 15 indústrias, entre elas ArcelorMittal, Vale, Samarco e Suzano, estiveram reunidas para apresentar um desafio seguido da solução que foi aplicada e que gerou benefícios para a empresa.
Por Natália Magalhães – Assessoria de Imprensa/ Beatriz Seixas – Assessoria de Imprensa