A equipe Vitória, formada por profissionais que atuam na capital do Espírito Santo, foi a grande vencedora da 19ª edição do Rodeio dos Eletricistas da EDP. A disputa ocorreu hoje (19), em Serra, e reuniu cerca de 40 eletricistas de toda área de concessão da distribuidora no estado, além de outras duas equipes de empresas terceirizadas.
O Rodeio dos Eletricistas tem como propósito destacar a importância da segurança aliada à excelência técnica, valorizando o trabalho desses profissionais que são fundamentais para o funcionamento da sociedade.
No campeonato, os tradicionais acessórios de rodeio dão lugar a equipamentos de proteção individual (EPIs) usados no dia a dia das operações: cintos de segurança, capacetes, botas, luvas, óculos, mangas isolantes e uniformes antichamas.
As provas envolvem atividades de operação e manutenção de redes elétricas, avaliando as técnicas aplicadas em diferentes situações práticas, sempre com foco em eficiência e segurança. Entre os desafios estão: vestir os EPIs de olhos vendados, substituir medidores de energia, realizar energização de circuitos, escalar postes com degraus portáteis de fibra e trocar chaves fusíveis.
Os times são avaliados por juízes experientes, com base em três critérios principais: segurança, qualidade técnica e tempo de execução. No segundo e terceiro lugar ficaram as equipes Pedra da Onça (Itarana) e Força Norte (Nova Venácia), respectivamente.
“Cada edição do Rodeio dos Eletricistas demonstra o comprometimento da EDP com estes profissionais, essenciais para a sociedade e sempre prontos para atender a população com excelência. A competição reforça nosso compromisso com a segurança, valor inegociável para a companhia. Mesmo em um momento de celebração, as normas técnicas são aplicadas com o mesmo rigor do dia a dia das operações”, afirma Edson Barbosa, diretor da EDP no Espírito Santo.
Provas do rodeio
· Colocação de equipamentos de proteção (EPI´s) com olhos vendados;
· Troca de medidor de energia;
· Energização e desenergização de circuito;
· Escalada em poste circular utilizando degraus portáteis de fibra;
· Substituição de fusíveis.
Por: Assessoria de Comunicação EDP