O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) abriu a semana com a publicação de um estudo especial que destaca a atuação das mulheres na segurança pública capixaba. A análise elaborada pelo Observatório MulherES revela dados atualizados sobre a presença feminina em diferentes corporações, como Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Penal e Polícia Científica do Espírito Santo. O levantamento, divulgado nesta terça-feira (20), também resgata a trajetória das primeiras mulheres a ocuparem posições de liderança nessas instituições.
Na Polícia Militar, por exemplo, as mulheres ocupam 17,4% dos postos de Capitão no quadro de oficiais combatentes. Já entre os oficiais administrativos, representam 4,9% no posto de 2º Tenente. O número de aspirantes a Oficiais Combatentes chega a 14%, segundo os dados mais recentes de 2025.
A Polícia Civil apresenta estabilidade nos percentuais de efetivo feminino ao longo dos últimos anos, com 31,1% em 2022, 31,4% em 2023 e 31,2% em 2024. Para a coordenadora do Observatório MulherES e pesquisadora do IJSN, Letícia Furtado, o especial do IJSN vai além da apresentação dos dados: “A publicação reconhece a presença feminina que, mesmo diante de desafios, se afirma cada vez mais nos espaços que historicamente foram majoritariamente ocupados por homens”, pontua.
Com relação ao Corpo de Bombeiros, o levantamento mostra que 59,5% das mulheres atuam em funções administrativas, enquanto 40,5% estão no operacional. O posto de soldado é o que mais concentra mulheres na corporação, representando 22% do efetivo.
A Polícia Penal também teve destaque no estudo, com menção à 2ª edição do “TPM – Tiro Para Mulheres”, promovido em 2024. A ação foi criada para valorizar e capacitar servidoras do sistema prisional, em alusão ao Dia Internacional da Mulher. No efetivo total da corporação, as mulheres representam 25,6% em 2025.
O documento se encerra com uma homenagem sensível às profissionais que compõem esse universo ainda em transformação: “Nem todas cabem em fotos, manchetes ou medalhas, mas todas habitam a história. Esta é uma homenagem a cada mulher que, com coragem silenciosa e força diária, constrói a segurança pública do Espírito Santo.” Acesse a publicação na íntegra no site: https://ijsn.es.gov.br/Media/IJSN/PublicacoesAnexos/S%C3%ADnteses/IJSN%20Especial%20-Mulher%20na%20Seguran%C3%A7a%20P%C3%BAblica.pdf
Texto: Joicy Marques/ Stefhani Paiva Lima