Gestão voltada para resultados. Esse foi o tema de uma palestra proferida, na tarde desta quinta-feira (29), pelo secretário estadual de Governo, Gilson Daniel, para integrantes do primeiro escalão da Prefeitura de Itapemirim. O evento foi realizado no auditório da sede do Executivo Municipal, no Centro.
“Ser gestor é um desafio diário”, começou Daniel, que durante a exposição utilizou exemplos práticos do período em que esteve à frente da Prefeitura Muncipal de Viana, na Região Metropolitana, para alcançar bons resultados.
E continuou: “Muito planejamento e organização. Nós, como servidores, temos uma responsabilidade muito grande para fazer a diferença na vida das pessoas”, destacou ao enumerar dicas a serem seguidas para uma gestão eficiente.
Entre os tópicos, ele citou a organização do tempo, dos dias e até da elaboração de um calendário para adequar as entregas que precisam ser feitas até o final do mandato durante a gestão municipal.
“Eu executei o máximo que pude dentro do período da minha gestão em Viana. Mas, para isso, temos que conhecer a máquina, a parte financeira para podermos gerir bem o município, além de conhecer bem a cidade, as ruas e as necessidades da população definidas pelo prefeito ”, exemplificou.
A realização de um planejamento bem feito de maneira que todas as pessoas da equipe entendam foi outro ítem destacado pelo ex-prefeito. Além disso, Daniel fez questão de demonstrar que as ferramentas de gestão devem ser utilizadas para alcançar o resultado desejado.
“A realização de um bom plano de investimento, definição de prioridades e um cronograma com os projetos macro, além da instalação de um escritório de projetos e captação de recursos podem ajudar em muito a alcançar bons resultados”, citou.
Por fim, apresentou alguns resultados obtidos durante a sua gestão em Viana, que segundo ele, conseguiu realizar 1006 obras durante os dois mandatos em que foi prefeito. “E hoje estou gerindo o maior plano de investimento do Estado, com uma previsão de R$ 9 bi de investimentos em todas as áreas, sendo R$ 4 bi somente para este ano”, enfatizou.
Texto: Vandique Magalhães