Marataízes continua sendo a cidade com maior de números de casos confirmados do Covid-19.
No último boletim divulgado pelo Painel Covid-19, da Secretaria de Estado da Saúde (SESA) e pela Secretaria Municipal de Saúde, agora a cidade passa a computar 38 pacientes infectados pela doença.
Os números são altíssimos, levando em conta a população local, que hoje tem aproximadamente 34 mil habitantes, o que dá uma média de uma pessoa infectada para cada grupo de 895 pessoas.
A cidade está pagando caro pelo descontrole inicial relativo às medidas restritivas adotadas pelo Estado e outros municípios, quando eliminou algumas restrições no decreto municipal que tratava, por exemplo, do fechamento do comércio como forma de evitar a propagação do vírus.
Do dia 1º de março até hoje, a cidade viu o número de casos confirmados saltar de 11 para 38.
A Prefeitura local prepara alguns decretos para serem publicados nas próximas horas, mas até o momento o comércio continua aberto, sem nenhuma restrição. A população também precisa fazer sua parte, mas o que se vê ainda não o faz, tendo em vista o intenso movimento nas ruas, mesmo com boa parte da população usando máscaras protetoras.
Hoje, a cidade registra os seguintes números:
105 notificados
30 em investigação
37 negativos
38** confirmados
6 curados
1*** óbito
8 internados na UTI
5 internados na Enfermaria
**Um caso trata-se de paciente que reside em outro estado, possui família em Marataízes, procurou atendimento no município e foi testado positivo para COVID-19.
**Quatro pacientes encontravam-se internados por outras causas e contrairam COVID-19 no ambiente hospitalar.
**** O óbito é referente a paciente internada por outras causas e que contraiu COVID-19 no ambiente hospitalar.
Fonte: O Jornal