A Prefeitura de Marataízes, por meio da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), informa que as farmácias localizadas no Município já podem se credenciar para obter a autorização para a realização de testes rápidos da Covid-19.
Para tanto, os estabelecimentos devem obedecer a um protocolo que prevê as seguintes condições:
1 – AFE e Licença Sanitária;
2 – Área privativa para atendimento;
3 – Farmacêutico com treinamento comprovado;
4 – Farmacêutico deve utilizar EPIs;
5 – Paciente deve utilizar máscara cirúrgica;
6 – Profissional e paciente devem seguir regras de biossegurança;
7 – Farmácia somente deve fazer os testes rápidos registrados na Anvisa;
8 – Farmácia deve possuir procedimento escrito do atendimento, incluindo árvore de decisão;
9 – Estabelecimento deve garantir registro e rastreabilidade dos resultados dos testes;
10 – Estabelecimento deve fornecer laudo/declaração do serviço farmacêutico;
11 – Farmácia deve fazer a notificação dos casos (notificação compulsória);
12 – Farmácia deve notificar à Anvisa queixas técnicas de testes, caso ocorram;
13 – Deve haver um manejo correto dos resíduos de saúde (PGRSS);
14 – O estabelecimento deve criar um grupo de gestão para garantia da qualidade do serviço;
Os proprietários das farmácias interessados em realizar os testes rápidos de Covid-19 podem entrar em contato com a Vigilância Sanitária da SEMUS pelo telefone (28) 3532-1876, para obter maiores informações.
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