Desde o dia 18 de outubro, Piúma tem uma mulher no comando da sua prefeitura, a vice Martha Scherrer. O fato é devido ao afastamento do prefeito Ricardo Costa por conta da Operação Rubi, deflagrada pelo Ministério Público Estadual, que investiga a atuação de uma organização criminosa constituída para lesar os cofres públicos do município.
Martha Scherrer é a primeira mulher a assumir a Prefeitura de Piúma.
“Geralmente as mulheres nunca têm esse poder, na maioria das vezes somos discriminadas”, comenta Martha, que demonstra sua satisfação em assumir o cargo. “Estou me sentindo muito feliz, deram um voto de confiança para mim. Estou me sentindo empoderada”.
Segundo a prefeita, existe uma diferença significativa para os homens. “As mulheres muitas vezes agem com o coração. Com a razão, mas também com o coração. Se preocupam muito mais com as pessoas, com o bem estar delas”.
Martha já tem seus planos consolidados. “Minha maior preocupação aqui em Piúma é a Saúde. É a prioridade! Lógico que todos os setores são muito importantes, mas a Saúde nossa tem que ser a prioridade, porque sem saúde você não trabalha”, mas também tem olhos para outras áreas. “Outros setores vitais são a Educação, a Agricultura, Saneamento Básico, Turismo”.
Para ela, a principal atividade geradora de emprego e renda no município é o turismo. “Tenho muita confiança de que nossa orla vai sair para o povo poder trabalhar”.
Mas, a prefeita está tratando todos os processos com olhos bem atentos. “Se você vai fazer um turismo escandaloso, milionário, e faltar na Saúde, não adianta nada. É melhor maneirar em alguma coisa. Vai ter trio elétrico, bandas locais, para privilegiar os talentos de Piúma, vão ter shows”, afirma.
“Temos que pensar o trio por causa do espaço, com a obra da orla. Talvez parado na Praça Dona Carmem”, comenta.
“Vamos sentar com o Conselho de Turismo para renovar nosso turismo, que parou no tempo. Temos que reinventar o nosso turismo. Só trio elétrico não funciona mais. Tem que ter, por causa dos jovens, mas com horário, com regras. O trio atrai um turista que não é interessante para a cidade. Trio tem que ter. A turma jovem gosta disso. Mas de modo controlado Com um turismo mais saudável, vem muita gente de bem para Piúma, um turista família. Eles querem descansar”.
Martha pretende estar atenta aos gastos excessivos. “A gente vai fazer uma tomada de preço em tudo. Essa semana mesmo eu interferi num processo de R$ 2.680.000,00 para palco, trio elétrico… Acho um absurdo esse valor para gastar. Acho que é muito dinheiro! Por isso a importância do Conselho de Turismo, porque temos um Fundo Municipal de Turismo que é gerido pelo conselho que é deliberativo”, declara.
A prefeita também escolheu uma mulher para a Secretaria de Ação Social, Valquíria Silva. “Escolhi uma mulher porque confio muito no trabalho dela. Ela já foi secretária da pasta antes e fez um excelente trabalho, por isso eu a convidei para ser secretária de Ação Social. Ela já foi lá, lavou tudo ela mesma, com os funcionários, deu uma geral e está a fim de trabalhar. Eu gosto de pessoas assim”, diz Martha.
Para ela, é importante as mulheres começarem a assumir cargos de posição e de decisão. “As mulheres têm que estar à frente de todos os setores. As mulheres podem conquistar o mundo. Eu acredito muito na força da mulher. Elas têm muito mais disposição e discernimento. Se as mulheres fossem presidentes não haveria guerras, porque mãe nenhuma quer ver seus filhos se matando. A cultura de gestão das mulheres é uma cultura de paz. Elas olham os problemas de modo mais humano, olhando mais o social. Os homens são mais competitivos. Eu acredito na mulher”.
Apesar da ação inesperada, Martha se sente preparada para assumir o cargo. “Essa situação me pegou de surpresa e é muita coisa para administrar assim de repente. Vamos dar continuidade, fazendo o possível para fazer uma Piúma melhor”.
História
Aos 69 anos, a prefeita Martha Scherrer vem de uma família que há mais de 50 anos luta para fazer de Piúma um lugar melhor para se viver. Seu pai, José de Vargas Scherrer, e seu irmão, Isaias Scherrer, foram prefeitos pioneiros que desbravaram uma Piúma que, de uma vila de pescadores, se transformou na cidade que é hoje.
Toda sua família sempre teve um sentimento de ajudar as famílias mais carentes do município. “A produção diária de leite da nossa fazenda era, em torno, de 400 litros por dia. Minha mãe separava 200 litros para distribuir para as pessoas mais necessitadas”, lembra Martha.
Foi vereadora por quatro mandatos e sempre pautou suas ações na ajuda á população carente do município.
Em suas primeiras declarações elencou suas prioridades. “Tenho muita preocupação com a Saúde, Educação e a Infraestrutura do nosso município. Tenho confiança e acredito muito em Deus, que é perfeito. Ele está na frente e eu não vou ter dificuldades”, conclui.