A febre não é uma enfermidade, mas um sintoma comum de uma série de doenças.
A febre é um mecanismo de defesa do corpo, uma reação do organismo à presença de alguma anomalia, como uma infecção viral, por exemplo. Considera-se que uma pessoa está com febre quando a temperatura dela é igual ou maior que 37.8ºC.
Se a febre persistir ou aumentar bruscamente, além de surgir acompanhada de um ou mais sintomas como dor de cabeça, dor de garganta ou vômito, por exemplo, é recomendado buscar atendimento médico.
Veja abaixo alguns mitos e verdades sobre a febre.
*** Febre sempre é causada por uma infecção
Mito. Na maioria das vezes, os quadros febris são causados por infecções, principalmente as virais, como resfriados, gripe, dengue, febre amarela ou covid, por exemplo; outra causa são as infecções bacterianas, como pneumonias, otites e meningites. Mas, além disso, quadros de inflamação, desidratação e até alguns tumores também podem levar à febre, mesmo sem a presença de uma infecção. Ou seja, não é uma regra.
Febre pode levar à morte
Mito. Existem doenças raríssimas que provocam o superaquecimento do corpo, mas em geral não há risco de morte por febre.
*** Banho ajuda a baixar a febre
Verdade. Tomar banho frio, não gelado, é uma recomendação para auxiliar a baixar a febre que não baixa mesmo com antitérmicos e se mantém acima de 39ºC. Mas não coloque álcool na água do banho, pois além de não ajudar, a pessoa ainda pode inalar a substância.
*** Febre acelera os batimentos cardíacos
Verdade. Para cada grau elevado, há o aumento de 15 batimentos por minuto. Por isso, é importante repousar ? não é necessário ficar deitado, basta evitar excessos.
*** Febre causa queda de cabelo
Mito. Não há nenhuma associação entre febre e queda de cabelo, nem qualquer outro problema dermatológico.
FONTE:
https://drauziovarella.uol.com.br/…/mitos-e-verdades…/
#febre #saudeemdia #laboratoriolaborvidas #laborvidalaboratorioheloisapaula