A Prefeitura Municipal de Piúma, por meio do Programa Municipal de Controle a Hanseníase, deu início ao Janeiro Roxo, visando à conscientização e o combate a Hanseníase, que é uma doença que antigamente era conhecida como “lepra”, causada pela infecção de uma bactéria chamada Mycobacterium leprae.
Ela afeta principalmente a pele, os olhos, o nariz e os nervos periféricos. Os sinais e sintomas da Hanseníase são: manchas avermelhadas, amarronzadas ou esbranquiçadas que não apresentam sensibilidade ao toque, calor ou perfuração, as feridas não coçam. Outros sinais são os acometimentos nos nervos, perda de sensibilidade nos dedos das mãos e pés e dormências.
O diagnóstico precoce permite diminuir as chances de surgirem incapacidades físicas. A Hanseníase tem cura e o tratamento é eficaz. Se apresentarem algum destes sintomas, ou tiver alguém que já teve diagnóstico de Hanseníase, procure o Programa Municipal de Controle a Hanseníase, que fica localizado no Posto de Saúde do União para avaliação e conduta da equipe de referência.
O Brasil ocupa o 2° lugar no mundo em casos positivos para Hanseníase, chegando a 30.000 novos casos da doença. Em Piúma a incidência é pequena, porém muitas pessoas podem ter a doença e não apresentar sintomas, já que o paciente infectado pode ficar de 5 a 7 anos para desenvolver a doença.
Fique atento à programação durante todo o mês de Janeiro Roxo, que a Secretaria de Saúde preparou, juntamente com a Vigilância Epidemiológica e Atenção primária. Mais informações pelo telefone (28) 3520-5380.