*por Vanuza Oliveira
A Prefeitura de Piúma, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), realizou o Pregão Presencial para contratação de empresa especializada para execução de serviços veterinários, e procedimentos cirúrgicos de castração de animais domésticos, em atendimento ao programa de controle populacional e a posse responsável de cães e gatos, em conformidade com a Lei nº 2.339/2019.
Participaram do certame, composto por quatro itens, duas empresas: Clínica Síndia Veterinária e Cara de Cão Clínica Ltda ME. Sendo que, sagrou-se vencedora a Clínica Síndia Veterinária.
Itens da licitação
01: realização de procedimentos de OSH em caninos femininos;
02: realização de procedimentos de Orquietectomia em caninos masculinos;
03: realização de procedimentos de OSH em felinos femininos;
04: realização de procedimentos de OSH em felinos masculinos.
De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o Programa de Castração Municipal está em faze de assinatura do contrato e tem o intuito de atender, principalmente, a população de animais de rua e aqueles de famílias de baixa renda.
Serão realizadas castrações de 120 fêmeas de cães; 80 machos de cães; 80 fêmeas de gatos; e 80 machos de gatos.
Serão priorizados bairros com maior incidência de animais de rua, como o Céu Azul e o Piuminas.
A Prefeitura de Piúma arcará com as despesas cirúrgicas, exames pré-cirúrgicos e medicação durante a cirurgia. Ficarão por conta do dono do animal as despesas com medicação pré e pós-cirúrgicas e o transporte até a clínica (ida e volta).
Esse programa foi realizado e está sendo conduzido pela SEMMA e foi aprovado em 2019 pela Câmara Municipal de Vereadores por unanimidade.
Vale ressaltar que, o programa não está ligado à nenhuma associação de proteção animal e é uma iniciativa exclusiva do poder público para a população do município em geral.
Achei muito impotante essa atitude .