A Secretaria de Saúde de Alfredo Chaves iniciará no dia 25 de novembro as atividades do grupo de tabagismo. Usuários que desejam parar de fumar devem procurar a recepção da ESF Cajá, e inscrever-se no grupo.
O Programa de Controle do Tabagismo tem como proposta a prevenção de doenças por meio de ações que estimulem a adoção de comportamentos e estilos de vida saudáveis.
“Parar de fumar não é tarefa fácil, mas apesar da dependência que o cigarro causa, é possível fazer tratamentos que ajudam a se livrar do vício. O Grupo de Atendimento Terapêutico ao Tabagismo é uma oportunidade para a mudança de hábitos para os alfredenses que desejam parar de fumar, mas encontram dificuldades”, declarou a secretária de Saúde, Silvia Ferreira.
O tabagismo é uma doença crônica gerada pela dependência à nicotina, droga presente em qualquer derivado do tabaco, como cigarro, charuto, cachimbo, cigarro de palha, cigarrilha, rapé, tabaco mascado (fumo de rolo), cigarro de Bali, narguilé (cachimbo de água utilizado para fumar), entre outros.
Os usuários, assim como, o indivíduo que convive com fumantes e inalam a fumaça de derivados do tabaco em ambientes fechados são expostos a mais de quatro mil substâncias tóxicas, sendo cerca de 60 delas cancerígenas. Essa exposição faz do tabagismo o mais importante fator de risco isolado de doenças graves e fatais. As principais são: câncer (de pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago, estômago, fígado, rim, pâncreas, bexiga, colo do útero, leucemia, mama), doenças cardiovasculares (infarto agudo do miocárdio ou derrame, angina, hipertensão arterial, aneurismas arteriais, trombose, acidente vascular cerebral).
O tabaco diminui as defesas do organismo e com isso o fumante tende a aumentar a incidência de adquirir doenças respiratórias (doença pulmonar obstrutiva crônica – enfisema pulmonar e bronquite crônica, pneumonia, tuberculose, sinusite).
O tabaco também causa infertilidade, impotência sexual no homem, menopausa precoce na mulher, osteoporose, catarata e degeneração macular.
Benefícios obtidos após parar de fumar
1) Após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal.
2) Após 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue.
3) Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue normaliza-se.
4) Após 12 a 24 horas, os pulmões já funcionam melhor.
5) Após 2 dias, o olfato já percebe melhor os cheiros e o paladar já degusta melhor a comida.
6) Após 3 semanas, a respiração se torna mais fácil e sua circulação melhora.
7) Após 1 ano, o risco de infarto agudo do miocárdio é reduzido à metade.
8) Após 10 anos, o risco de infarto agudo do miocárdio é igual ao das pessoas que nunca fumaram, e de câncer de pulmão é reduzido à metade.
por Elba Fonseca Foto: Internet