Entre os dias 13 e 19 de maio, quatro escolas de Aracruz (ES) receberão brinquedotecas totalmente equipadas com brinquedos pedagógicos, jogos educativos, parquinhos e materiais lúdicos. A ação faz parte do projeto Estação Brincar: teatro e formação sustentável para escolas, que visa estimular o brincar como ferramenta de aprendizagem, desenvolvimento e acolhimento nas instituições de ensino.
As brinquedotecas são pensadas para promover um ambiente criativo, seguro e interativo, fortalecendo os vínculos entre crianças e comunidade escolar. Cada espaço é planejado para ser acessível e acolhedor, reunindo brinquedos diversos, recursos que estimulam a imaginação, a coordenação motora, o convívio social e a construção de saberes de forma afetiva.
Além da entrega das brinquedotecas, o projeto também promove ações culturais como apresentações do espetáculo infantil Estação Tac-Tic e oficinas criativas voltadas a estudantes e professores. Ao todo, mais de 1.100 crianças e 60 docentes participarão das atividades.
Uma das escolas contempladas é a EMEFI YBYRAPYTANGA, localizada na Aldeia Indígena Pau Brasil, que receberá a brinquedoteca em uma cerimônia especial. O projeto respeita e valoriza as especificidades culturais das comunidades envolvidas.
A iniciativa é realizada pela companhia teatral Tribu de Arteiros, com produção da Amora Produções Culturais e patrocínio da empresa Imetame, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (PRONAC 236291).
Cronograma de atividades do projeto:
13/05 – Turno da manhã (7h30 às 11h30)
Realização do espetáculo ‘’Estação Tac-Tic’’, entrega da brinquedoteca e realização dos 03 workshops de brinquedos sustentáveis para os alunos na EMEFI YBYRAPYTANGA.
13/05 – Turno da tarde (14h30 às 17h)
Realização do espetáculo ‘’Estação Tac-Tic’’ e 03 workshops de brinquedos sustentáveis para os alunos na EMEF Placidino Passos.
14/05 – Turno da manhã (7h30 às 11h)
Realização do espetáculo ‘’Estação Tac-Tic’’, entrega da brinquedoteca e realização dos 03 workshops de brinquedos sustentáveis para os alunos na EMEF Ermelinda Giacomin Farina.
14/05 – Turno da noite (18h30 às 21h30)
Oficina de professores na Escola de Educação Infantil Pequeno Aprendiz.
15/05 – Turno da manhã (7h30 às 11h30)
Realização do espetáculo ‘’Estação Tac-Tic’’ e 03 workshops de brinquedos sustentáveis para os alunos na EMEF Marechal Costa e Silva.
15/05 – Turno da tarde
Entrega da brinquedoteca na Escola de Educação infantil Crescer.
15/05 – Turno da noite (18h30 às 20h)
Entrega da brinquedoteca na escola de educação infantil Pequeno Aprendiz.
19/05 – Turno da tarde (16h às 20h)
Oficina de professores na EMEF Ermelinda Giacomin Farina
Ficha técnica
Coordenação Geral – Tribu de Arteiros
Coordenadora geral, atriz, palhaça, diretora e criadora do espetáculo ‘’Estação Tac-Tic’’. – Rosmeri Lorenzon
Técnico de som do espetáculo ‘’Estação Tac-Tic’’ – Luiz Manoel Oliveira
Figurino do espetáculo ‘’Estação Tac-Tic’’ – Titi Lopes
Trilha sonora do espetáculo ‘’Estação Tac-Tic’’ – Tiago Kreutz
Professoras da formação para professores – Rosmeri Lorenzon e Anelise Flôres
Professores do workshop de brinquedos recicláveis para crianças – Endrius Prates, Luiz Manoel Oliveira e Patricia Sperb
Produção Executiva – Amora Produções
Produtoras executivas – Luciana Tondo e Francielle Daltrozo
Assistente de produção – Maria Clara Viegas
Quem é a Amora?
Criada em 2020, a Amora Produções atua na criação e produção de projetos a partir de Leis de Incentivo. Ao longo desses anos de dedicação, foram conquistados mais de 50 projetos, que marcaram sua trajetória, levando arte e cultura para diversos Estados do Brasil. Por meio da produção cultural, a Amora realiza o compartilhamento de sonhos, inspirando e enriquecendo a vida de todos que cruzam seu caminho. A AMORA se propõe a trabalhar a produção cultural de forma personalizada e afetiva. Em seus projetos busca unir educação, responsabilidade social e sustentabilidade de forma eficaz, visando beneficiar o público-alvo com ações de excelência, realizadas por profissionais com larga experiência no mercado e comprometidos com um mundo melhor.
Quem é a Tribu de Arteiros?
A Tribu di Arteiros, fundada em 2010 por Rosmeri Lorenzon, é uma companhia de teatro, atualmente com sede na cidade de Feliz/RS, que se destaca na produção de intervenções artísticas e espetáculos teatrais. Com um repertório diverso, que inclui Trilhas Literárias e Comboios Artísticos, já conquistou mais de 60 prêmios e representou o Brasil em eventos internacionais. Desde seu primeiro espetáculo, Todos Por Uma Coisa Só (2011), até o premiado Estação Tac Tic (2022), o grupo consolida sua relevância artística com turnês pelo SESC e participações em festivais nacionais e internacionais.
Quem é o patrocinador?
A Imetame nasceu de uma iniciativa empreendedora do jovem torneiro mecânico Etore Selvatici Cavallieri, quando ainda trabalhava na antiga Aracruz Florestal-ES. Na época, Etore identificou uma oportunidade de negócio nos serviços excedentes de usinagem e soldagem, que eram terceirizados e, em 17 de agosto de 1980, num pequeno galpão de 50m², surgiu a Imetame Metalmecânica, a primeira empresa do Grupo, que foi chamada carinhosamente de “empresa mãe”. Desde então, os negócios foram expandindo e diversificando e, atualmente, a sede da Imetame em Aracruz-ES ocupa uma área de 412.200 m² e seus colaboradores atuam por todo o país. Com gestão diferenciada de pessoas e práticas simples, criativas e verdadeiras, a Imetame, tem como missão: “contribuir para as pessoas realizarem sonhos, tornando o mundo melhor”.
por: Marcele Falqueto/ Foto: Marco Federhen