O Projeto Recupera tem contribuído para muitos cidadãos reaverem celulares furtados ou roubados no Estado. Mas o que poucos sabem é que essa ação foi implementada com o suporte tecnológico do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest).
Com o projeto Inteligência de Negócio, que contempla soluções de Business Intelligence (BI), Ciência de Dados e Engenharia de Dados, o Prodest disponibiliza o Portal BI para a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) avaliar e qualificar dados do sistema Deon (utilizado para registro on-line de ocorrências) em mais de 45 dimensões analíticas (município, bairro, horário, tipo de crime, entre outras).
Essas informações são atualizadas diariamente e permitem à Sesp encontrar insights e identificar padrões que ajudam a propor alternativas para a melhoria dos serviços de segurança pública prestados à população.
“O projeto de Inteligência de Negócios existe há mais de quatro anos e se caracteriza pela criação de uma base de dados confiável. A partir do Portal BI, a Sesp e outros órgãos estaduais têm acesso a informações com agilidade e segurança, proporcionando aos gestores mais facilidade na tomada de decisões”, afirmou a supervisora de Dados do Prodest, Aline Nogueira.
Segundo Aline, o uso de informações estratégicas atualizadas e o armazenamento desses dados em servidores (equipamentos) no Data Center do Estado, sediado no Prodest, auxiliaram na implantação desse projeto em um tempo recorde no Estado.
“É bastante positivo disponibilizarmos soluções tecnológicas de ponta, especialmente, no segmento de dados. Isso foi fundamental para a Sesp implantar o Projeto Recupera de forma rápida e eficiente, o que agrega bastante valor à população”, enfatizou o diretor-geral do Prodest, Marcelo Cornélio.
O Projeto Recupera é permanente e será ampliado para outros municípios nos próximos meses. Cerca de oito mil aparelhos telefônicos furtados ou roubados já estão identificados em todo o Estado, e serão notificados nas próximas fases. As mensagens são encaminhadas pelo aplicativo WhatsApp utilizando a linha telefônica (27) 99849-4228, e a foto de perfil é o Brasão da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES). Quem receber a intimação e não comparecer à Delegacia indicada poderá responder criminalmente.
Por: Eric Lopes Menequini/ Foto: Rodrigo Zaca/Governo-ES