A equipe do Serviço de Medida Socioeducativa, junto ao Centro de Referência Especializada da Assistência Social-CREAS do bairro Alvorada, realizou na última terça-feira (21) uma atividade de grupo com os socioeducandos do serviço. Com o tema “Ostra que não for ferida, não produz pérola”, a atividade contou com a participação dos profissionais do Serviço, dos adolescentes atendidos e dos jovens Odair José Liberato Junior, Guilherme da Trindade Vieira e Luiz Henrique Almeida, que já finalizaram a medida socioeducativa.
O objetivo foi, primeiramente, provocar a reflexão sobre a possibilidade de mudança na qual todos e, principalmente, os adolescentes em conflito com a lei podem construir através do desejo de ser e fazer a diferença diante de sua existência e escolhas. Ao mesmo tempo, buscou-se reforçar, sobretudo, a importância do incentivo da família, da sociedade e do Estado para a viabilização dessa mudança.
Os três jovens que já finalizaram a medida compartilharam o instrumento visceral de cada um: suas experiências pessoais de superação da trajetória infracional e o motivo que sustentou a escolha de um novo caminho. Sendo destacados o trabalho, a espiritualidade e o esporte. A resposta à atividade foi significativamente positiva, trazendo esperança e perspectivas aos demais socioeducandos, atingindo seu objetivo e sendo concluída com uma confraternização entre todos os presentes.
Texto: Paulo Borges