Os alunos do projeto de Robótica da UMEF Paulo Mares Guia realizaram uma feira para expor os trabalhos desenvolvidos durante o ano. Os participante são estudantes da escola, do 6º ao 9º períodos, que se inscreveram para as aulas no contra turno.
Na Feira de Robótica, que aconteceu nos turnos matutino e vespertino, eles apresentaram seus trabalhos (individuais ou em grupo), além de explicarem como foi feito para os visitantes.
A aluna Lívia começou com as aulas há pouco tempo e estava empolgada com a feira: “As aulas são interessantes, aprendemos cada vez mais. É bem legal porque estamos ensinando para outras pessoas”, contou.
No projeto de robótica, o foco principal é a elétrica e eletrônica. Nas aulas, os alunos aprendem sobre Arduino (microcontrolador), instruções básicas de programação, circuito elétrico, Lego EV3, fontes de energia e outros assuntos relacionados.
Cristopher Folly, um dia antes da feira, teve a ideia de construir uma luminária divertida, com materiais improvisados: “Eu peguei uma tampa de soro, uma bolinha de pingue-pongue, bateria, um led RGB e construí uma luminária que fica piscando colorido”, explicou.
A professora Márcia Lippaus é uma das que dá aula no projeto e disse que a expectativa e a vontade dos alunos é o que guia os conteúdos: “No início sempre pergunto qual a expectativa do aluno em começar a participar. É uma aula interessante e eles sempre se empolgam à medida que vão aprendendo e também desenvolvem a criatividade. Nesta feira, todos os trabalhos tem a ver com o que aprendemos dentro de sala com os conteúdos teóricos e práticos”, disse.
Texto: Brenda Scota