O serviço do carro sugador realizado pela Secretaria de Obras de Vila Velha atendeu 169 chamados feitos pela Ouvidoria municipal desde o início de 2021, além do atendimento pelas rotas das cinco Regionais de Manutenção, totalizando mais de 300 requerimentos.
A maioria dos atendimentos foi para desobstrução das caixas ralos das ruas e avenidas da cidade. “O principal trabalho no combate aos pontos de alagamento é manter sem nenhum obstáculo os ramais das vias públicas, por onde escoam as águas da chuva para a rede de drenagem”, destaca o secretário Edmo Pires.
Após as chuvas da primeira semana de fevereiro, os locais que não tiveram vazão pluvial foram monitorados e passam por reparos na rede. “Mesmo com a limpeza dos ramais das caixas ralos, alguns pontos permaneceram congestionados e trechos da rede tiveram as manilhas substituídas”, concluiu Edmo.
Entre os bairros atendidos, destacam-se as ruas que receberam desobstrução e limpeza de rede de drenagem em sua totalidade, como: rua Jarbas de Oliveira (Alecrim); rua Jorge Majestade (Nova Itaparica); rua Professor Telmo de Souza Torres (Praia da Costa); rua Divinolândia (Jardim Marilândia); avenida Perimetral (Coqueiral de Itaparica); rua Desembargador Ernesto Guimarães (Santa Rita).
Esgotamento de Fossa Residencial
A fossa séptica é um sistema de esgoto que recebe os dejetos de uma rede e realiza um tratamento primário. No entanto, parte dos resíduos vai se acumulando, até chegar num ponto onde é necessário realizar o esgotamento da fossa, para que o funcionamento não seja prejudicado. O veículo é equipado com uma bomba de vácuo, que permite que a fossa seja aspirada sem a necessidade dos profissionais terem contato direto com os resíduos. Tudo é feito com higiene e segurança.
Para ter direito ao serviço, o cadastro do morador passará por análise técnica das secretarias de Obras e Meio Ambiente, comprovando a situação de vulnerabilidade socioeconômica comprovada por ser beneficiário do Bolsa Família (programa do Governo Federal); ou estar inscrito na tarifa social de água da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan); e, quando necessário, visita técnica ao local do imóvel, com relatório fotográfico.
O cidadão deve solicitar o serviço por meio do Protocolo Geral da Prefeitura, na Avenida Santa Leopoldina, 840, Coqueiral de Itaparica.
Texto: Angela Beserra