A professora Elisângela Carcabrini, da UMEF Professora Leopoldina Conceição, sempre antenada nos assuntos que interessam aos seus alunos, logo percebeu a febre do Pop-it e resolveu estudar melhor o que era o brinquedo. Assim, ela descobriu como poderia usar em sala de aula para chamar a atenção das crianças, já que a grande maioria passou a levar o item na mochila.
E foi assim que ela começou a ensinar Português e Matemática usando o Pop-it. O brinquedo, que é vendido com o objetivo de “desestressar” quem usa, passou a ser utilizado para ajudar nas continhas de Matemática, de adição e subtração.
É mais ou menos assim: a professora coloca a conta de adição no quadro e os alunos apertam as bolinhas do Pop-it de acordo com a quantidade referente. Depois, é só contar quantas bolinhas ficaram do lado contrário e descobrir o resultado da adição. Na hora da subtração, a lógica é a mesma.
Para aprender Português, a dinâmica é um pouco diferente. O Pop-it auxilia na hora de descobrir quantas sílabas as palavras tem. A professora diz uma palavra e eles repetem em voz alta, fazendo a divisão silábica. Ao mesmo tempo, apertam no pop-it as bolas referentes à quantidade de sílabas que acham que a palavra possui. Fica fácil depois, visualmente, descobrir quantas sílabas são.
Na sala de aula, os alunos passaram a ficar muito mais interessados nas atividades que a professora passa no quadro. “A gente pensa que é um brinquedo bobo, mas não é, dá para ser utilizado de várias formas. E se eles gostam, por que não aproveitar? É uma ferramenta pedagógica muito rica em sala de aula. Os alunos ficam mais envolvidos e interessados em aprender”, explicou a professora.
Somar, subtrair e dividir as palavras são só alguma das atividades que os alunos realizam com o Pop-it. Eles também fazem competições, brincam de jogos de rimas e o brinquedo foi adaptado também para os alunos da Educação Especial, que ainda estão iniciando a alfabetização.
Elisângela escreveu em cada bolha do pop-it uma letra do alfabeto e os alunos realizam atividades para começar a assimilar o som das vogais e consoantes com a imagem. Assim, a professora ensina e brinca com os alunos na sala de aula e a aprendizagem fica bem mais divertida.