O retorno das aulas do ano letivo de 2021, no formato híbrido presencial, será na próxima segunda-feira (01), apenas para o 9° ano e 8ª série do EJA (Educação de Jovens e Adultos). Membros da equipe do “Comitê Emergencial de Orientações Gerais e Protocolo” estarão identificados na parte externa das escolas nos dois primeiros dias do retorno às aulas, para dar apoio na organização da fila para entrada, mantendo o distanciamento entre as pessoas e auxiliando toda a comunidade escolar.
Já no dia 15 de março, é a vez dos alunos do 5º ao 8º ano do ensino fundamental e da 5ª a 7ª série do EJA. No dia 29, as aulas presenciais com rodízio serão para os estudantes do 1º ao 4º ano do ensino fundamental e da 1ª a 4ª série do EJA. Para a educação infantil, as aulas presenciais com rodízio estão programadas para o dia 13 de abril. As escolas terão autonomia para organizarem os rodízios em sala semanalmente.
O formato de ensino híbrido está pautado na relação escola/aluno por meio do portal municipal “Escola tá ON” e por meio do Google Classroom (sala de aula virtual). Os professores estão nas escolas desde o dia 18 de fevereiro, para ambientação e planejamento das atividades. As Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs) são um conjunto de atividades realizadas com ou sem mediação tecnológica a fim de garantir atendimento acadêmico durante o período de restrições, para realização de atividades escolares quando não for possível a presença física de estudantes na unidade. Tanto o aluno que estiver no remoto, quanto o que estiver presente na sala de aula, receberá a APNP. Os alunos que não possuem acesso à internet devem comunicar à escola e retirar as atividades na secretaria.
Ao todo são 102 escolas no município, sendo 36 Unidades Municipais de Ensino Fundamental com o 9º ano e 8ª série do EJA, com o retorno presencial nesse primeiro momento de retomada. Baseado no calendário de retorno gradual da Secretaria Municipal de Educação e no levantamento do termo de Manifestação de Interesse enviado aos pais, os gestores de cada escola foram orientados a dividir as turmas levando em consideração situações sociais e individuais dos alunos, assim como comunicar às famílias sobre a forma escalonada, sempre observando a Matriz de Risco do Governo do Estado e as normas sanitárias.
As escolas possuem termômetros para aferir a temperatura, máscaras, álcool em gel e demarcações nos ambientes de sala sinalizando o distanciamento, além de cartazes informativos sobre o enfrentamento à Covid-19, em todo o ambiente escolar.
Texto: Juliana Morgado